Ora, sabem por que se chama aurora boreal? Chama-se assim devido à homenagem de Galileu Galilei, quem lhe atribuiu esse nome, à deusa romana Aurora e ao seu filho Bóreas.
A Aurora Boreal não maravilha sómente a Terra, mas também Júpiter, Saturno, Marte e Vénus, e descobri há pouco tempo, que na lua de Júpiter, Ganimedes, também.
A Aurora Boreal terrestre dá-se devido à manifestação dos eletrões que sejam portadores de uma carga elétrica equivalente a um espectro que vá de 1 a 15 kev(1 kev=mil eletrões-volt), e a luz emirja exatamente ao mesmo tempo que eles chocam entre si, no espaço do ar que respiramos, principalmente em fragmentos de oxigénio e azoto, geralmente entre áreas entre 80 e 150km. Dá-se então o processo a que chamamos ionização.
Durante a ionização, os eletões deslocam-se do átomo, e levam consigo a wnergia anteriormente gerada, e criam um efeito em cadeia da produçao de espécies químicas carregadas eletricamente, por perda de eletrões em outros átomos. Este acontecimento tem como consequência uma emissão energética, gerando no átomo uma condição de total instabilidade. Esta instabilidade envia ondas luminosas com frequências vibratórias típicas, enquanto tentam encontrar equilíbrio.
Normalmente a impressão luminosa é controlada pelo envio de partículas de oxigénio a altos níveis da atmosfera(cerca de 200km de altitude) o que gera a produção dos tons de verde. No entanto, quando acontecem temporais intensos, a alturas mais baixas na atmosfera,estas ondas luminosas são golpeadas gerando tons vermelhos mais escurecidos,isto devido à presença de átomos de azoto seguido dos de oxigénio.
Espero que tenham gostado e assim como eu tenham aprendido ou revido como se forma a Aurora Boreal, este incrível fenómeno que maravilha o nosso planeta.
Até a próxima!
0 comentários:
Enviar um comentário