O globo ocular tem cerca de 25mm de diâmetro e é responsável pela captação de luz à nossa volta, sim porque aquilo que nos vemos é justamente luz, algo que não reflete luz não é visto por nós, pensem nos buracos negros, não os podemos ver, sabemos que estão lá devido às alterações que causam no ambiente à sua volta.
A chegada da luz ao nosso cérebro, fazendo com que nós vejamos as imagens ocorre de uma maneira muito especial: A luz refletida pelos corpos atinge em primeiro lugar a nossa córnea, uma zona transparente que cobre a íris tal como o vidro de um relógio; encaminha-se para o humor aquoso, passando pelo globo ocular através da pupila, que depois atinge o cristalino, que é algo como uma lente de focalização, depois, os raios unificam-se e atingem um ponto focal chamado retina. O processamento da visão é feito no cortex visual.
A anatomia do olho humano não é dificil de compreender, mas para facilitar, dividirei este post pelas várias zonas do olho, falando separadamente sobre cada uma delas:
Córnea: A córnea é a parte saliente do globo ocular visível. Ela é totalmente transparente e em conjunto com a esclerótica, forma a parte exterior do globo ocular. A córnea é um elemento de elevada importância no aparelho visual, pois com a sua acentuada curvatura, é o principal meio para os raios que vêm do "céu", que são paralelos, convirjam e cheguem juntos à fóvea central.
Íris: A íris é a parte colorida do olho; a íris pode ser negra, castanha, azul e verde. Existem pessoas que têm um olho de cada cor. A íris é uma membrana com estrutura circular com cerca de 12mm com uma abertura no centro, chamada pupila, que em em abiente interno tem cerca de 4,4mm. A pupila, parece-nos negra, mas na verdade ela é totalmente transparente e tudo o que vemos passa através dela. Faz sentido certo?
A íris fica localizada entre a córnea e o cristalino. Quando exposta à luz dimunui a sua abertura central, fazendo diminuir a entrada de luz na pupila protegendo o nosso olho, e ao contrário, quando exposta a pouca luminosidade aumenta a sua abertura central fazendo entrar mais luz na pupila e facilitando a nossa visão.
Humor Aquoso: O humor aquoso é uma substância semi-líquida, transparente, semelhante a uma pequena gelatina incolor. O humor aquoso preenche a câmara anterior do olho, e a sua pressão faz com que a córnea se torne saliente.
O humor aquoso é renovado lenta e constantemente e o seu excesso é escoado pelo canal de Schlemn.
Cristalino: O cristalino é uma parte do nosso olho aproximadamente biconvexo, em forma de lente e transparente. Está localizado logo atrás da iris. A função principal do cristalino é fornecer uma visão nítida a todas as distâncias; quando se olha de perto o cristalino torna-se convergente, aumentando assim o seu poder de refração e, quando se olha de longe, ele torna-se menos convergente, diminuindo o seu poder dióptrico.O cristalino tem uma variação dióptrica, denominada de acomodação, que permite a focalização da visão, com o passar do tempo essa acomodação diminui, podendo surgir a presbiopia.
Retina: A retina é a camada que, internamente, cobre 3/4 do globo ocular, e tem um papel indispensável na visão. A retina possui milhares de células sensíveis à luz, essas células são conhecidas como fotossensoras. A sua principal função é transformar estímulos luminosos em estímulos nervosos, fazendo-os chegar ao nosso cérebro.
Até à proxima!
0 comentários:
Enviar um comentário