Começaremos então, por descobrir o que é um exoplaneta: Um exoplaneta é todo aquele planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol,(sim, porque planetas que NÃO orbitam estrelas já é outro assunto) ou seja, estão fora do Sistema Solar.
Para vos mostrar, eu escolhi alguns planetas que eu achei bem interessantes, e que gostaria que vocês os conhecessem também.
Kepler-10b
PSR J1719-1438
TrES-2b
O motivo do negrume deste planeta é ainda um grande mistério. Especula-se que ele possa ter na sua atmosfera gases que possam absorver luz, mas isso é ainda uma hipótese. Este planeta é muito mais negro do que o mais negro dos carvões que você conheça, refletindo apenas 1% da luz que recebe da sua estrela. Este estranho planeta situa-se a 750 a.l. do nosso cantinho no Universo.
WASP-12b
Nesta imagem estamos a comparar o tamanho de WASP-12b(o planeta branco) com Júpiter. Imaginarem a a grandeza deste planeta, Júpiter é cerca de 1000x maior do que a Terra. Mas o mais estranho disto não é o seu tamanho, o mais estranho é que ele se está a EVAPORAR! É isso mesmo, WASP-12b, está tão perto da sua estrela-mãe que completa um órbita em 15 horas, e a sua temperatura superficial pode chegar aos 3600ºC; devido a isto o material de que é composto o planeta está a "evaporar" o que deixa um resto dele no espaço. Alguns estudos indicam que este material é o carbono.
Kepler-438b
Até agora o planeta com mais potencial para ser o gémeo da Terra era Kepler-186f, até o telescópio Kepler descobrir este. 438b é apenas 12% maior do que a Terra, logo não haveria grande problema em caminhar lá. Pensa-se que este planeta seja rochoso e que existam nuvens na sua atmosfera, o que significaria água no estado líquido. Ele habita confortavelmente a zona de Goldilocks, ou seja na zona habitável da sua estrela anã-vermelha. Ele completa a órbita da sua estrela em 35,2 dias e situa-se a 475 a.l. de nós.
Bom, espero que tenham gostado, e deixo-vos abaixo uma foto com alguns dos potenciais planetas a "gémeos" da Terra descobertos pelo telescópio Kepler:
Até à próxima!
0 comentários:
Enviar um comentário