Translate

sábado, 11 de julho de 2015

O Laranja do Pôr do Sol, Algo Impossível de Não se Fotografar

Olá tudo bem? Sempre me perguntei porquê o céu, sendo azul de dia, se tornava laranja, assim do nada, no pôr do Sol.E hoje estou aqui para vos mostrar o que eu descobri. Em primeiro darei uma breve explicação, que também já foi dada com mais detalhes e até um exemplo num dos meus post sobre os olhos. Nós vemos, porque os outros objetos (que não têm luz própria) refletem a luz, e nós vemos as cores que são refletidas nos objetos e não as absorvidas. Para terem uma ideia, nós vemos o branco, porque esse objeto reflete todas as cores, e como devem saber, todas as cores juntas resultam no branco; e nós vemos o preto, porque esse objeto, absorve todas as cores, como não reflete nenhuma cor é como se não vissemos aquele objeto.
O céu é azul, porque os átomos na nossa atmosfera absorvem todas as cores, menos o azul, logo, adivinhem? Nós vemos azul! Também por que as ondas da cor azul, como têm menor comprimento, sofrem mais Dispersão de Rayleigh, logo chegam ao nossos olhos. Mas isso eu já sabia, e o que vocês querem saber, e eu também, é porque ele fica alaranjado no pôr do Sol. Como no pôr do Sol (no nascer também) o Sol está mais longe de nós, as ondas das cores têm de percorrer uma maior distância para chegar aos nossos olhos, assim, só as ondas com maior comprimento, no caso o laranja e o vermelho, é que chegam aos nossos olhos, ao contrário do azul, que nessa altura já se dispersou na atmosfera.
No espaço, como não existe atmosfera, não ocorre o fenómeno da dispersão luminosa, assim sendo, os astronautas vêm o céu... negro.

Obrigado.

0 comentários:

Enviar um comentário

Copyright © Galáxia Vermelha | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top