Olá a todos.
Este ano comecei a estudar o som na escola. O som e as sua maravilhas sempre me interessaram, por isso decidi começar a escrever.
O ouvido é um sistema com uma precisão tão incrível, que facilmente ultrapassa qualquer aparelho criado pelo Homem. Qualquer desregularização em qualquer parte do ouvido podo quebrar essa precisão e causar problemas auditivos, por isso devemos sempre ter em conta a saúse do nosso sistema auditivo.
Vamos começar primeiro por perceber como é produzido o som: Quando um objeto vibra, como por exemplo a corda de um violino, as cordas vocais ou a membrana de uma conga, essa vibração movimenta os átomos de ar á sua volta, esses àtomos transmitem essa vibração para os àtomos à sua volta, e é por isso que o som propaga-se em todas as direções. Como é necessário um meio para o som se propagar o som é uma onda mecânica, ao contrário da luz, que é uma onda eletromagnética.
O ouvido é constituido por várias partes:
Ouvido Externo: É aqui que está a orelha, um elemento fundamental para a captação das oscilações do ar, que logo são transmitidas para o tímpano.
Ouvido Médio: Aqui está o tímpano, e três importantíssimos ossículos: o martelo, a bigorna e o estribo. Quando as vibrações atravessa o canal auditivo, fazem vibrar o tímpano, que por sua vez movimenta esses três ossículos.
Ouvido Interno: Aqui está a cóclea. Dentro da cóclea está um líquido chamado perilinfa, esse líquido é muito importante para o equilibrio humano. Já reparou que depois de andar muito à roda se sente tonto e instável? Isso acontece porque enquanto o líquido não estabilizar novamente, o seu equilíbrio também não. Continuando, quando a perilinfa se movimenta faz movimentar também as Células Ciliadas, estas células transformam as onndas mecânicas do som em impulsos eletromagnéticos, que através dos neurónios chegam ao nosso Cérebro que interpreta esses impulsos. E é assim que nós ouvimos.
Curiosidade: Vale lembrar que a velocidade do som não é tão "instantânea" como a da luz, enquanto que a da luz no ar é de "pouco" menos do que 300.000km/s, a do som, no ar, é de 340m/s. É por isso que existe o eco, numa caverna por exemplo, nós gritamos, o som viaja, e quando chega ao final da caverna, volta, e como ele demora para ir e voltar nós só ouvimos o eco um pouco depois.
Obrigado.
0 comentários:
Enviar um comentário