Ultimamente ouvimos falar muito do efeito estufa na Televisão, e colocámo-lo num lugar de vilão, mas não é bem assim.
É a existência dos GEE (Gases do Efeito de Estufa) como vapor de água, dioxido de carbono e metano que influência a temperatura do nosso planeta. O que causa perturbações no bom funcionamento da Terra, é o aumento desses gases na atmosfera, que aumenta a temperatura média do planeta, dando assim lugar, a várias outras catástrofes.
Funciona da seguinte maneira: Quando a energia Solar chega à Terra, cerca de 30% é refletida de volta para o espaço, e são os GEE que retêm os outros 70% de energia, quanto maior a quantidade de GEE na atmosfera, mais radiação é retida, por consequência, maior é a temperatura. Mas também, é graça aos GEE que nem toda a radiação é devolvida para o espaço, mantendo a temperatura que temos aqui em baixo.
Sem os GEE a temperatura média à superfície da Terra seria de -18º em vez dos atuais +17, ou seja, verificamos uma queda de 35º. Sob estas condições a Terra seria um enorme Globo Gelado, onde provavelmente não existiria água no estado líquido, algo essencial para a existência de vida.
O aumento dos GEE não é devido ao aumento de radiação Solar, mas sim ao aumento desses gases dentro da Terra e também à produção de mais radiação, que acaba por ficar retida na atmosfera. É verdade que várias catástrofes já aconteciam antes do aparecimento dos Humanos, mas, foi essencialmente depois da Revolução Industrial que estes fenómenos vieram a acontecer com maior frequência.
Podemos tomar algumas medidas para impedir que este efeito continue a aumentar, como dispensar o carro em situações que não seja estrimente necessário e usar transportes públicos ou andar de bicicleta ou a pé; atitudes como evitar aerossóis também ajudam a diminuir a emmissão dos GEE para a atmosfera.
Obrigado.