Translate

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O Leão, o Rei da Savana

     Recentemente decidi fazer uso dos meus livros para publicar aqui no blog. E hoje falarei sobre o leão, um animal de que gosto muito. 
Quero desde ja esclarecer que leões não vivem na selva, mas sim na Savana, onde usam a cor do seu pelo para se camuflar na vegetação. 
O Leão, Panthera Leo, para os cientistas, vivem essencialmente em África, podem medir 1,20m de altura, e 2,5m da ponta do nariz à cauda. Uma das coisas que diferencia a fêmea do macho, é a juba; e apenas leões com mais de três anos a têm.
O forte rugidondo leão pode ser ouvido a 8km de distância,  e geralmente é utilizado pelos machos para delimitar o seu território, mostrando agressividade para aquele que entrar no seu espaço. 
Tal como os gatos, os leões adoram dormir, eles dormem cerca de 20 horas por dia! Estes grandes felinos podem estar ativos a qualquer hora do dia, no entanto, se houver humanos a viver por perto, eles tornam-se noturnos. 
               
                                                                      O bando

     Os leões são os únicos felinos que vivem em bando. Um grupo de leões pode ter entre 2 a 40 leões.  Os machos lutam entre si para subirem na hierarquia do grupo.  Alguns leões também podem viver sozinhos, ou em grupos de "solteiros". Já as leoas são o centro do grupo, e fazem todas parte da mesma família: mães e filhas, irmas ou primas.

 Geralmente as leoas caçam sozinhas, mas quando o fazem são pequenas presas, a caça de presas maiores exige a cooperação de um mach. Normalmente, o leão mata a presa por asfixia: apertando a garganta da presa com as suas enormes mandíbulas, eles bloqueiam a garganta do outro animal. Podem também colocar uma pata sobre o nariz, impedundo-lhes a respiração.
Leões são velozes, mas não gostam de percorrer grandes distâncias, por isso gnus, zebras, gazelas, (de boa saúde) fogem a 2/3 dos ataques dos leões.
Na hora de se alimentar, os machos são os primeiros, eles comem até ficarem completamente saciados, podendo assim, depois, passar vários dias sem comer. 


Espeque tenham gostado desta publicação um pouco diferente. Até à próxima!






Copyright © Galáxia Vermelha | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top