Translate

sábado, 30 de janeiro de 2016

1°Lei de Newton: O Princípio da Inércia

     Bem-vindos, curiosos! Hoje falarei sobre a 1° lei de Newton, a lei da inércia.

Foi no tempo dos Gregos, no século IV a.C.que foi proposta por Aristóteles uma teoria que dizia "Um corpo só pode permanecer em movimento se existir uma força que atue sobre ele". No entanto, séculos depois, Galileu Galilei mostrou que essa teoria não estava tão certa assim, ele concluiu que Aristóteles não tinha levado em conta o atrito sofrido pelo corpo.  Então ele refez a teoria do Grego: "Se um corpo está em repouso, ele permanecerá nesse estado até que uma força externa lhe seja aplicada" e ainda "Se um corpo está em movimento uniforme, ele permanecerá em movimento até que uma força externa mude esse estado".

     Passados muitos anos, Sir Isaac Newton, anunciou a sua primeira lei, a Lei da Inércia, baseada nas conclusões tiradas por Galileu. Esta dizia: "Por inércia, um corpo em repouso tende a continuar em repouso e um corpo em movimento tende a continuar em movimento, se não forem aplicadas forças externas sobre esses objetos."

     No final de tudo, concluiu-se então, que, um corpo só altera o seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força.
Dando alguns exemplos:
   - Se não existisse atrito na Terra, um chute numa bola, faria com que ela nunca mais parasse. (Até que encontrasse um prédio ou acertasse na cara de alguém!)
    - Se alguém que esteja a andar de moto para bruscamente, é provável que seja projetado para a frente, pois a pessoa tende a continuar em movimento.
    - Quando estamos parados num autocarro, em pé, e ele arranca de repente, somos projetados para trás, isso porque o nosso corpo tende a continuar em repouso.


Obrigado.
Copyright © Galáxia Vermelha | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top