Existem diversos tipos de energia que o homem pode encontrar para satisfazer necessidades como usar a eletricidade, pôr o carro a trabalhar.... Após a Revolução industrial e nas décadas seguintes foi muito usada a energia de combustíveis fósseis (petróleo, carvão) e seus derivador (gasolina, gasóleo); mas todos sabemos que não são recursos infinitos e o homem necesitou de encontrar outras maneiras de produzir energia:
- Usando energia nuclear: As centrais nucleares são grandes produtores de energia, nelas são usados materiais radioativos (o plutónio por exemplo) para produzir energia. Aproveitando ainda mais essas centrais, usa-se a energia gerada pelo fumo quando sai da central, usando ao máximo tudo o que uma central pode dar de si. O que acontece é que centrais nucleares são perigosas. Um pequeno erro como o erro cometido em Chernobyl podem dar lugar a catástrofes enormes. No caso de Chernobil foi um indivíduo com pouco aproveitamento cerebral, que desligou a refrigeração da Usina nº 4 causando assim uma explosão. Essa explosão libertou tanta radiação que foi possível ver um arco-iris radioativo a quilómetros de distância. Estima-se que leve cerca de 100 anos até que seja naturalmente reparado o erro cometido por esse indivíduo com pouco rendimento cerebral.
- Uso de energia Sustentável: esta é a melhor maneira de produzir energia pois é utilizada a energia produzida pela luz solar, vento e águas de rios.Usam-se painéis solares, turbinas eólicas e barragens para produzir energia. Contudo, a construção de uma barragem ou central eólica gasta recursos, e não é tão eficiente como a energia gerada por centrais e combustíveis fósseis, embora seja uma maneira ambientalista de produzir energia.
Mas, eu não vim aqui falar-vos de formas de produzir energia, vim falarvor de algo MUITO mais interessante. Já pensaram em retirar e usar benéficamente, a energia de um mini-buraco negro? Pois foi isso que propõs Stephen Hawking numa palestra para a BCC. Ele provou que buracos negros emitem radiação, e tal radiação poderia ser utilizada como energia.
- Uso da energia de um buraco negro: Um buraco negro com massa equivalente à de uma montanha seria capaz de emitir Raios-X e Raios-Gama com cerca de 10 milhões de megawatts (O suficiente para acender a lâmpada do teu quarto são, no máximo 150 watts. 1 megawatt é 1milhão de watts ) o que seria suficiente para abastecer todo o planeta com apenas 1 buraco negro. Porém existe uma dificuldade muito grande. Sendo que um buraco negro com a massa da terra teria o tamanho de uma bola de berlinde, um buraco negro com a massa de uma montanha seria muito menor do que isso ( mas isso não é uma complicação); o que acontece é que se fosse criado em laboratório um buraco negro assim, ele cairia ao chão, mas cairia ao chão, a queda de um objeto com amassa de uma montanha, faria um buraco no chão, um buraco que chegaria ao centro da Terra. Porém, não há evidências concretas que existam mini-buracos negros; mas continuaremos a pesquisar, ainda mais agora, época da descoberta das Ondas Gravitacionais, que pode trazer respostas para muita coisa.