A Terceira Lei de Newton enuncia o seguinte: "Para toda e qualquer ação, há uma reação oposta e de igual intensidade; as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais mas com sentidos opostos.". E aqui estamos. Mas o que é que isto quer dizer? Na prática, o que isto quer dizer é que se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B exerce uma força sobre o corpo A, que possui a mesma intensidade, mas sentido contrário. Talvez seja mais fácil perceber se eu der exemplos. Vejamos estes casos:
- Se eu estiver de patins, de frente para uma parede, e lhe exercer uma força com os meus braços, eu sou propulsionado para trás. Ora, vamos decompor o que está realmente a acontecer: eu exerço uma força sobre a parede; de seguida, a parede exerce uma força sobre mim, e é essa força que me propulsiona para trás.
- Enche um balão; não o amarres. Agora, larga-o. Como podes verificar, ele vai perder o ar e voar "loucamente". Neste caso, a ação exercida é o ar a sair do interior do balão, que dá origem a uma reação que vai fazer o balão voar na direção oposta do fluxo de ar.