O cérebro é um sistema muito complexo e ainda continua a ser um grande mistério para os biólogos.
O nosso cérebro representa 2% da massa do nosso corpo, mas ainda assim, recebe 25% do sangue bombeado pelo nosso coração. O cérebro é um conjunto distribuído por milhares de milhões de células, dentro da qual conseguimos diferenciar algumas estruturas correspondentes às áreas funcionais.
Bem, dividirei este post pelas diferentes áreas do cérebro:
Hemisférios Cerebrais: O lado esquerdo do cérebro é o dominante por 98% das pessoas e é responsável pelo pensamento lógico e pela comunicação. Por sua vez o lado direito é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade: nos canhotos as funções estão invertidas.
A conexão entre os dois hemisférios é feita pela fissura inter-hemisférica. Ambos os hemisférios possuem um cortex motor que controla e coordena a mobilidade voluntária. O cortex motor do hemisfério esquerdo, controla o lado direito das pessoas, enquanto que o cortex motor do hemisfério direiro, controla o lado esquerdo das pessoas, logo o hemisfério mais desenvolvido num destro é o esquerdo e o dum canhoto é o direito.
A aprendizagem motora e os movimentos de precisão são executadas pelo cortex pré motor, que fica mais ativo do que o resto do cérebro quando se imagina um movimento sem executá-lo.
Cortex Cerebral:O cortex cerebral é um tecido fino com uma espessura entre 1 a 4 mm. É uma estrutura laminar formada por 6 camadas de diferentes tipos de células como neuróglias e neurónios. As células neuróglias são encarregadas de nutrir, isolar e proteger os neurónios mas, são tão críticas para as funções corticais quanto os neurónios.
Lobos Cerebrais: O cortex cerebral é dividido em áreas que se chamam lobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas e especializadas em determinadas ações. Na região da testa está localizado o lobo frontal, na área da nuca está o lobo occipital, na parte superior e central da cabeça está o lobo parietal e o lobo temporal está situado um pouco debaixo da orelha.
Os lobos parietal, temporal e occipital, estão envolvidos nas percepções resultantes das informações obtidas a partir dos nossos órgãos sensoriais. Por sua vez o lobo frontal, por incluir o cortex motor, o cortex pré-motor e o cortex pré-frontal, está envolvido no planejamento das nossas ações e movimento, e também é responsável pelo nosso pensamento abstrato.
Como podem ver, o nosso cérebro é uma"máquina"realmente expetacular, e que levará muitos anos de estudo para ser comprendida totalmente.
Aproveitem e dêm uma olhada no blog Sonhos Monocromáticos em uma Oitava.
0 comentários:
Enviar um comentário