Hoje, falarei sobre o Sol, a nossa maravilhosa estrela. Esta cintilante estrela laranja é responsável por 98,8 da massa do Sistema Solar. Situa-se a uma Unidade Astronómica da terra e tem uma massa 332900 maior do que ela.
Bem, como todos sabem quem mantém habitável o nosso planeta Terra é o Sol. Mas sabem o que aconteceria se o Sol morresse? Pois é.O Sol morrerá daqui a 5 mil milhões de anos, 1/3 da idade do Universo. Mas, antes de o Sol morrer, haverá um efeito devastador sobre o nosso planeta; à medida que o "combustível" do Sol for usado, este vai começar a emitir mais radiação e tornar-se-à cada vez mais brilhante. Sendo assim, a temperatura média da Terra passará de 20º para 75º. Deixará de existir água em estado líquido e a Terra ficará um enorme deserto sem vida. Finalmente o Sol vai ter esgotado quase todo o seu hidrogénio. O Sol, para gerar energia, transforma, em reações nucleares, o hidrogéneo em hélio. Depois, de muitos anos, o núcleo do Sol estará coberto de sobras de hélio, o que o tornará instavel, dado que ele começaria a entrar em colapso devido ao seu próprio peso.o núcleo do Sol tornar-se-à cada vez mais denso e quente. Quando isso acontecer o Sol vai inchar 1,5 vezes o seu tamanho atual e ficará 2 vezes mais brilhante do que é agora.
Ao longo dos anos, o Sol não vai ficar mais brilhante, mas ainda assim ele continuará a crescer, e vai passar a ter duas vezes o seu tamanho atual. Visto da superfície da terra o Sol parecerá uma enorme bola laranja no céu nebuloso.
Com o passar dos anos o Sol vai perder 1/4 da sua massa e con uma estrela de menor massa para atrair os planetas, as suas órbitas mudarão. Vénus tornar-se-à tão distante como a Terra é agora. Consequentemente o nosso Sol crescente há de se tornar numa gigante vermelha e tornar-se 166 vezes maior do que o Sol que vemos hoje. Mercúrio e Vénus serão engolidos pelas chamas ardentes da estrela e o gigantesco Sol vermelho cobrirá mais de metade do céu visível da Terra.
Quando o Sol atingir o seu tamanho máximo, o seu núcleo estará a 100. Milhões se graus celsios. É a temperatura suficiente para atingir o ponto de fusao do hélio. Sendo assim, os átomos de hélio serão triturados juntos, libertando grandes quantidades de energia.
No início disso, o Sol diminuirá de tamanho mas não chegará a ter menos de 10 vezes o tamanho que tem agora.
Finalmente o hélio do Sol acabará e o carbono e o oxigénio entrarão em colapso.
No final estara 180 vezes maior do que é agora e milhares de vezes mais brilhante. Enormes quantidades da sua atmosfera serão lançadas para o espaço e o Sol acabará por perder metade da sua massa.
O Sol começará a pulsar violentamente como a sirene do carro dos bombeiros, a cada pulsação perdera mais massa até que tudo o que sobrar seja o seu núcleo nu. Sera uma estrela aproximadamente do tamanho da Terra, porém sera extremamente quente, mas ira perder todo o seu calor como o carvão duma churrasqueira.
No final restará apenas uma fria anã branca.
0 comentários:
Enviar um comentário