A combustão humana espontânea é um fenómeno em que o corpo de uma pessoa entra em combustão repentinamente, sem estar associado a fatores externos; ou seja, a pessoa entra em combustão sem que lhe tenham "pegado fogo".
O primeiro caso deste fenómeno foi registado em 1663 por Thomas Bartholin, um anatomista dinamarquês. Ele registou o caso de uma mulher que entrou em combustão enquanto dormia. A parte mais interessante é que, sendo a mulher pobre, ela dormia num colchão de palha, e este não pegou fogo. Dos casos registados de combustão humana, os presentes no local, diziam ter sentido o cheiro de fumo associado, e em nenhum deles foram registados danos nos materiais à volta da vítima (coisa que aconteceria se tivesse sido uma combustão normal).
Nem todas as pessoas que foram vítimas da combustão humana são totalmente carbonizadas pelas chamas. Algumas apenas apresentam queimaduras, ou fumo saindo dos seus corpos, sem nenhum motivo. E como acontece? Como é possível que uma pessoa pegue fogo do nada? Existem inúmeras teorias:
- É possível que a fricção violenta entre a grande quantidade de elementos quimícos na atmosfera com os que estão nos nossos corpos podem causar uma grande combustão, e até uma explosão;
- É possível que as partículas compostas de hidrógénio concentrado que estão nos nossos corpos entrariam em combustão se fossem estimuladas por um fator interno, ou externo;
- Pensa-se ainda que o metano produzido nos nossos intestinos possa ser inflamado por enzimas, desencadeando a combustão.
E vocês, o que acham a respeito deste tema? Acreditam que é verdadeiro? Ou acham falso? Deixem a vossa opinião nos comentários!